23 de out. de 2006

Como decidir o horário do casamento?


Apesar de muitas pessoas não darem a devida importância a este ítem, o horário do casamento é algo extremamente importante, pois é ele que definirá:

- Local;
- Trajes;
- Tipo de recepção;
- Decoração;
- Cardápio;
- Música;
- e todo restante do cerimonial.

Antes de aprendermos como definir o horário do casamento, vamos conhecer um pouco sobre eles:

- Casamento no período matutino (de manhã):Casar de manhã é muito romântico, pede locais aonde o sol participará da cerimônia como chácaras, clubes e buffets ao ar livre. Os trajes devem ser simples e a decoração também (flores do campo e flores de laranjeira são muito tradicionais). Nada de brilho, tudo muito natural. Podendo ser servido na recepção um café da manhã para casamentos às 8h por exemplo ou um almoço para casamentos as 10h por exemplo.
- Casamento no período vespertino (a tarde):Segue o mesmo padrão do matutino, mas com uma tenda. O cardápio pode ser um coquetel ou um café da tarde.
OBS: É muito importante conferir a previsão do tempo para casamentos diurnos.
- Casamento no período noturno (a noite):Para casamentos após as 18h o luxo e o brilho devem participar, flores nobres na decoração, luzes, tudo o que tem direito. Locais fechados são mais interessantes uma vez que à noite sempre esfria um pouco. Um jantar é a melhor forma de receber os convidados. Velas tornam tudo mais romântico e íntimo. Os noivos podem abusar de djs, luzes, chuva de papel prateado e tudo mais que tem direito.

Dá vontade de fazer todos (risos), mas temos que decidir qual. A forma mais fácil é basear-se no horário que a igreja disponibiliza. Outra maneira é ver o tipo de traje que querem usar, se a noiva sempre sonhou usar um vestido com muito brilho, sabe que o melhor horário é o noturno, já uma noiva que gosta de algo menos chamativo pode optar pelos horários diurno. A questão financeira também pode ajudar a definir, oferecer um coquetel ou um café é mais barato que oferecer um almoço ou um jantar. Enfim, sentem e converse, verifique o melhor horário para o casal e para os convidados, sim os convidados! Casamentos diurnos somente aos finais de semana pois a maioria dos convidados trabalham durante semana. Pondere tudo e faça o melhor para vocês. O casamento é algo inesquecível e deve ser visto em todos os detalhes.

Eu optei por casar às 18h30, gosto de brilho e este horário poderia usar um vestido mais luxuoso e uma maquiagem mais carregada. Não tive dúvidas quanto ao horário pelo tipo de vestido que queria usar. Foi assim que eu e meu marido escolhemos.

Um grande abraço a todos e até a próxima. Lembre-se aceito sempre dicas, mande para mim ;-)

16 de out. de 2006

Festas de Casamento


Olá noivas e noivos, sei que no meu último "post" comentei que iria escrever sobre como definir o horário do casamento, mas fazendo uma busca na internet encontrei esta matéria e resolvi compartilhar ela com vcs. Prometo que volto e escreverei sobre este assunto.

A matéria fala sobre a tradição do casamento e vem acompanhada de uma deliciosa receita de Bem-Casados!

Segue a matéria, boa leitura a todos!
Beijos e até o próximo "post"!

Festas de Casamento

Sábado, 30 de setembro de 2006, 07h56 - Lecticia Cavalcanti

Foto: Reprodução dos docinhos de casamento, o mais famoso é o bem-casado

Festas de casamento são muito parecidas, no mundo todo. E sempre carregadas de muito simbolismo. Bolos de casamento têm cobertura branca, lembrando pureza e virgindade. A primeira fatia é cortada pelos noivos, de mãos juntas, já com alianças. Essas alianças, em sua forma redonda, representam a própria eternidade - ausência de começo ou fim. São usadas no dedo anular da mão esquerda, desde os egípcios; por se acreditar passar, nesse dedo, uma veia que corre em direção ao coração.

Vestidos de noiva, até a Idade Média, tinham cores variadas: eram vermelhos, símbolo de amor eterno; azuis, sentido de permanência; ou verdes, sinal de esperança. Até quando se casou a rainha Vitória. A partir dela passou-se a usar só branco, imitando os bolos.

Noivas usam também véu e grinalda, reproduzindo coroas usadas por deuses da Grécia e de Roma. E na mão levavam um buquê, nos tempos antigos formado por mistura de ervas, alho (para afastar os maus espíritos) e grãos (garantia de união frutífera). Alguns eram ainda polvilhados com açúcar - para que a noiva permanecesse doce, por toda a vida. Hoje se usa apenas flores, anunciando a primavera de um novo tempo.

Noivos também se beijam, no fim da cerimônia - representando uma troca dos espíritos, na respiração. Ao fim da festa, seguindo velho hábito de hindus e chineses, se joga arroz nos recém-casados - símbolo de fertilidade e prosperidade. Hoje, o costume está restrito à saída da Igreja.

Depois vem a Lua de Mel - costume que remonta aos tempos em que os noivos, depois do casamento, iam para um lugar afastado. E lá permaneciam por uma fase da lua, bebendo mistura de vinho e mel - para torná-los ainda mais apaixonados.

Mas bebida de casamento é mesmo champanhe. Bom lembrar, que recebe esse nome apenas o vinho produzido na região de Champagne - segundo uma lei francesa de 1927. No resto da França é "vin mousseux"; na Itália, "spumante" ou "prosecco"; na Alemanha "sekt"; na Espanha "cava"; em Portugal e no Brasil, "espumante".

Beber com amigos é hábito copiado dos bárbaros, que bebiam o sangue do inimigo em seus próprios crânios. Para celebrar a vitória e herdar, deles, vigor e virtudes. Era costume, na antiguidade, servir aos convidados também frutas secas: tâmara, amêndoa, castanha, nozes, para expressar votos de que o casal tivesse união duradoura. O hábito se manteve. Com essas frutas sendo agora usadas em recheios e recobertas com calda de açúcar vitrificada.

Dos docinhos de casamento, o mais famoso é o bem-casado - como que dando forma a própria união dos noivos. Têm origem nos "casadinhos" portugueses, presentes em todas as festas da região entre o Douro e o Minho. Tendo, os de lá, massa com textura mais de biscoito que de bolo. Aqui, é feito com dois pequenos discos de massa leve de pão-de-ló, unidos com doce de leite ou de ovos; após o que, são cada um deles, cuidadosamente embrulhados.

Hoje casa meu filho Sergio. A festa será parecida com a de seus avós, a de seus pais e, no futuro, a que terão seus filhos e netos. Assim seja. É um sentimento estranho, esse, de ver um filho partir. A gente pensa que foram feitos para ficar sob nossas asas, eternamente.

Talvez percebendo isso, semana passada ele me perguntou - "Mãe, eu já fiz 12 anos ?". Respondi, com absoluta convicção, "Não". José Paulo, meu marido, tirou qualquer esperança que ele pudesse ter - "Nem vai fazer nunca, meu filho". Segue a vida.

Essa coluna é dedicada aos noivos. E nos juntamos a Ana Lucia, Costinha e todos os amigos, para desejar que Manuca e Serginho sejam imensamente felizes. Para todo o sempre.



RECEITA

Bem-casado
Ingredientes:
- 6 ovos inteiros;
- 6 colheres de sopa de açúcar;
- ½ colher de café de fermento em pó;
- 14 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada;
- ½ kg de doce de leite;

Preparo:
- Bata os ovos e o açúcar por 15 minutos, na batedeira, até que a massa fique bem fofa. Junte fermento e misture bem;
- Acrescente a farinha de trigo peneirada, misturando delicadamente;
- Unte uma assadeira com manteiga e farinha e vá pingando a massa com uma colher de sobremesa, formando pequenos bolinhos com cerca de 4 centímetros de diâmetro. Como crescem, no calor, mantenha algum espaço entre cada um deles, para que não colem;
- Asse em forno pré-aquecido a 250ºC, por 4 a 5 minutos, até a massa dourar;
- Retire da assadeira e dê forma aos bem-casados, usando cortador. Forme pares, unindo cada parelha com doce de leite;
- Faça calda, misturando 2 xícaras de chá de açúcar com ½ xícara de chá de água morna. Mergulhe os bem-casados rapidamente, nessa calda (sempre fora do fogo), com a ajuda de um garfo. Vire para que fiquem molhados por inteiro. Escorra no próprio garfo, de encontro à panela. Retire e coloque de preferência sobre uma grade para secar;
- Se for necessário, pingue na calda um pouco de água morna, durante o preparo, para evitar que resseque;
- Embrulhe cada um deles em papel celofane. Depois cubra com papel crepom e decore com laços de fita e flores.


Lectícia Cavalcanti coordena o caderno Sabores da Folha de Pernambuco, escreve na Revista Continente Multicultural e no site pe.360graus. Fale com Lecticia Cavalcanti: lecticia.cavalcanti@terra.com.br

Fonte da matéria: Link no título.

11 de out. de 2006

Como escolher o local para a recepção?


Na minha opinião esta tarefa é uma das mais difíceis na organização de um casamento. Se o casal já definiu a igreja, o ideal é procurar um local para recepção próximo do local da cerimônia. Esta proximidade faz com que os convidados, principalmente os de outras cidades, cheguem com comodidade e rapidez.

Outro ítem importante e que na correria muitos esquecem de se preocupar com o estacionamento. Tanto para a cerimônia, quanto para a recepção este ítem deve ser observado. É muito chato os convidados ficarem pagando estacionamento avulso ou deixando o carro quarteirões longe do local. Portanto, fiquem atentos!

O local deve acomodar com conforto todos convidados, por isso que a lista de convidados é um ítem importante e deve ser feito antes de qualquer outra coisa. Como já falei em "post" anterior ela definirá o tamanho da igreja e do salão e o investimento que terá para fazer tudo o que deseja.

Também, deve ser levado em consideração o tipo de festa e o horário dela, além de fatores climáticos. Por exemplo, uma festa em uma chácara aberta em uma noite de inverno e bem complicado para os convidados e para vocês. Todos passarão frio!

E um ítem muito importante: O VALOR!!!

Sim, quando falamos que será para casamento tudo multiplica de valor. Não faça uma dívida enorme para locar um salão. Muitos buffets oferecem salões e chácaras de excelente qualidade gratuitamente se contratar os serviços deles.

Também, muitas igrejas possuem salão por custo reduzido. Vale a pena pesquisar!

O tipo de festa também ajuda definir o local, uma festa tipo lual em um salão fechado não "pega muito bem", assim como um jantar glamuroso em uma chácara aberta.

Agora se a cerimônia for realizada no local da recepção, tudo fica mais fácil e com menos custos, mas lembre-se que o local tem que oferecer espaço para isso.

Resumindo: o importante é vocês dois concordarem com o local, ele estar de acordo com as condições financeiras de vocês, acomodar todos convidados, possuir segurança e estacionamento, ser de fácil acesso e combinar com o estilo de festa que deseja proporcionar.

No meu caso e do meu marido, deixamos a questão salão e festa para última hora. Na verdade, não foi por que quisermos isso, uma vez que tínhamos tudo planejado, mas pq. tivemos contra-tempos que nos impediram de cuidar do nosso casamento de dezembro2005 a março2006, sendo que casamos em maio de 2006. Conclusão, não tinha mais salão disponível para a data. Então, conseguimos um salão humilde mas que acomodava a todos, tinha fácil acesso e local para estacionamento. O salão era metade aberto com uma piscina e um quisque e metade fechado. Ele não acomodava um jantar, portanto servi um coquetel.

Outro fator também que deve ser levado em consideração é o horário do evento, falaremos sobre ele no próximo "post".

Neste link vocês encontram vários salões e chácaras para eventos na região de Campinas: http://personales.com/brasil/acre/diskmesas/chacaras.htm

Se você tiver mais informações sobre chácaras e salões, envie para mim, publicarei com o maior prazer.

Abraços a todos!

9 de out. de 2006

A Lista de Convidados


A lista de convidados é um dos ítens mais importantes de um casamento. Ela irá definir o tamanho do local da cerimônia e da recepção, também definirá os custos e o tempo do evento, a quantidade de convites, etc. O ideal é o casal definir a lista antes de tudo, assim ficará mais fácil o planejamento total do evento.

Fazer uma lista de convidados é uma tarefa difícil, pois envolve um evento familiar, ou seja, os pais do noivo e da noiva irão querer convidar amigos e parentes e isso às vezes resulta em discussões.

O ideal, é de início fazer uma lista com todos convidados possíveis e ir cortando por ordem de prioridade.

Lembre-se: o casamento é de vocês e não dos seus pais, por isso, não convide pessoas apenas para fazer volume, mas porque vocês gostam delas e elas de vocês.

Quanto maior a lista, maior o orçamento, então, lembre-se disso principalmente se for realizar uma recepção para todos.

Não façam dívidas para oferecer uma festa para muitas pessoas, a festa passa e as dívidas permanecem. Por isso, é bom planejar a lista de acordo com as condições financeiras reais do casal. Não é bom um casal iniciar a vida juntos com problemas financeiros, isso abala o relacionamento. Se for para investirem $, então invistam em vocês dois, como uma linda noite de núpcias e uma ótima lua-de-mel.

Para facilitar a vida de vocês ao fazerem a lista, dividam ela por categorias:

Família (Noivo) - Família (Noiva)
Parentes (Noivo) - Parentes (Noiva)
Amigos (Noivo) - Amigos (Noiva)
Colegas de trabalho (Noivo) - Colegas de trabalho (Noiva)
Amigos dos pais (Noivo) - Amigos dos pais (Noiva)

Com essas categorias fica mais fácil de lembrar de todas pessoas queridas que queremos compartilhar esse momento.

Também procure fazer ela no computador, de preferência no Excell, assim poderá colocar todos em ordem alfabética e controlar as confirmações.

Eu e meu marido convidamos 500 pessoas, sendo que 350 compareceram ao nosso casamento.

O que isso significa?

Que sempre uma porcentagem não vai, isso é fato! A média é de 30% faltar ao evento. E no nosso caso aconteceu realmente isso.

Por isso lembre-se de fazer o serviço de RSVP (confirmação de presença) para não terem prejuízos. ;-)

Se você tem mais alguma dica sobre listas, envie para mim, terei o maior prazer em publicá-la. Abraços a todos!