23 de out. de 2006

Como decidir o horário do casamento?


Apesar de muitas pessoas não darem a devida importância a este ítem, o horário do casamento é algo extremamente importante, pois é ele que definirá:

- Local;
- Trajes;
- Tipo de recepção;
- Decoração;
- Cardápio;
- Música;
- e todo restante do cerimonial.

Antes de aprendermos como definir o horário do casamento, vamos conhecer um pouco sobre eles:

- Casamento no período matutino (de manhã):Casar de manhã é muito romântico, pede locais aonde o sol participará da cerimônia como chácaras, clubes e buffets ao ar livre. Os trajes devem ser simples e a decoração também (flores do campo e flores de laranjeira são muito tradicionais). Nada de brilho, tudo muito natural. Podendo ser servido na recepção um café da manhã para casamentos às 8h por exemplo ou um almoço para casamentos as 10h por exemplo.
- Casamento no período vespertino (a tarde):Segue o mesmo padrão do matutino, mas com uma tenda. O cardápio pode ser um coquetel ou um café da tarde.
OBS: É muito importante conferir a previsão do tempo para casamentos diurnos.
- Casamento no período noturno (a noite):Para casamentos após as 18h o luxo e o brilho devem participar, flores nobres na decoração, luzes, tudo o que tem direito. Locais fechados são mais interessantes uma vez que à noite sempre esfria um pouco. Um jantar é a melhor forma de receber os convidados. Velas tornam tudo mais romântico e íntimo. Os noivos podem abusar de djs, luzes, chuva de papel prateado e tudo mais que tem direito.

Dá vontade de fazer todos (risos), mas temos que decidir qual. A forma mais fácil é basear-se no horário que a igreja disponibiliza. Outra maneira é ver o tipo de traje que querem usar, se a noiva sempre sonhou usar um vestido com muito brilho, sabe que o melhor horário é o noturno, já uma noiva que gosta de algo menos chamativo pode optar pelos horários diurno. A questão financeira também pode ajudar a definir, oferecer um coquetel ou um café é mais barato que oferecer um almoço ou um jantar. Enfim, sentem e converse, verifique o melhor horário para o casal e para os convidados, sim os convidados! Casamentos diurnos somente aos finais de semana pois a maioria dos convidados trabalham durante semana. Pondere tudo e faça o melhor para vocês. O casamento é algo inesquecível e deve ser visto em todos os detalhes.

Eu optei por casar às 18h30, gosto de brilho e este horário poderia usar um vestido mais luxuoso e uma maquiagem mais carregada. Não tive dúvidas quanto ao horário pelo tipo de vestido que queria usar. Foi assim que eu e meu marido escolhemos.

Um grande abraço a todos e até a próxima. Lembre-se aceito sempre dicas, mande para mim ;-)

11 comentários:

Anônimo disse...

Não foi citado o casamento que se inicia no fim da tarde, 17:00h.
O que me sugere para um casamento em uma chácara, inclusive cerimônia religiosa, e quando a noite cair a festa no salão do mesmo local? É necessário servir um lanche, ou já se pode entrar com salgadinhos como num noturno antes do jantar?

Obrigada!!

Unknown disse...

Boa noite. EU vou casar mas estou na velha duvia, a noite ou de manha? E no caso de casar de manha estou sem opcoes de vestidos, pois na internet nao há nada, vc poderia me indicar alguns sites se souber? bjo

Anônimo disse...

Eu tb penso como vc, gostaria de casar com muito brilho e requinte. Só que os familiares do meu noivo moram um pouco longe, e onde moramos não tem como hospedá-los. Gostaria de uma opiniao sua. O correto seria nós pagarmos um hotel para todos? Isso ia encarecer muito nosso casamento.
Meus familiares moram relativamente perto (1 hora de viagem), já os parentes do meu noivo chegam a morar em ate 7 horas de viagem do Rio (os pais dele moram perto, cerca de 2 horas).
Como fazer nesse caso?
Gostaria de uma opinião sua. É que meu noivo fica chateado pois os familiares dele acham o Rio muito perigoso, e tem medo de eles não quererem vir pelo fato de ser à noite. Acha que devo abrir mão de minha vontade de noiva de casar à noite por que os familiares acham o Rio perigoso? E não temos condições de pagar hotel para os convidados...
Acho que com relação aos familiares, eles devem fazer um esforço, deixando os contratempos de lado, pois casar um parente querido não é todo dia que acontece, não acha?
Me dê sua opinião por favor...
Mande pelo meu email juliane.padrao@oi.com.br

Anônimo disse...

Eu tb penso como vc, gostaria de casar com muito brilho e requinte. Só que os familiares do meu noivo moram um pouco longe, e onde moramos não tem como hospedá-los. Gostaria de uma opiniao sua. O correto seria nós pagarmos um hotel para todos? Isso ia encarecer muito nosso casamento.
Meus familiares moram relativamente perto (1 hora de viagem), já os parentes do meu noivo chegam a morar em ate 7 horas de viagem do Rio (os pais dele moram perto, cerca de 2 horas).
Como fazer nesse caso?
Gostaria de uma opinião sua. É que meu noivo fica chateado pois os familiares dele acham o Rio muito perigoso, e tem medo de eles não quererem vir pelo fato de ser à noite. Acha que devo abrir mão de minha vontade de noiva de casar à noite por que os familiares acham o Rio perigoso? E não temos condições de pagar hotel para os convidados...
Acho que com relação aos familiares, eles devem fazer um esforço, deixando os contratempos de lado, pois casar um parente querido não é todo dia que acontece, não acha?
Me dê sua opinião por favor...
Mande pelo meu email juliane.padrao@oi.com.br

Cleide MCZ disse...

Olá Camila!

Neste caso, o casameto começa as 17h, vamos supor que seja uma cerimônia de uns 40 minutos, então a festa começará as 18h. Pode começar com o coquetel mesmo, sem problemas.

Abraços!

Cleide MCZ disse...

Oi Vanessinha. A melhor coisa do vestido é vc ir na loja e provar.

No caso de casar de manhã, dê preferencia a um vestido com cauda curta, sem véu e detalhes sem brilho. Use flores naturais no cabelo, bem delicadas e um brinco delicado de pérolas.

Beijinhos!

Cleide MCZ disse...

Oi Juliane.

Vcs vão oferecer uma festa de casamento e isso é be caro e trabalhoso, o transporte e a hospedagem deve ficar por conta de cada convidado.
Se realmente os convidados gostarem de vcs, faram sim um esforço para ir.
Beijos!

Unknown disse...

ola,
estou pensando em casar a noite, porem estou numa imensa duvida, sou baixa e tenho os quadris muito largos, gostaria de saber se você pode dar dicas para o vestido ideal pra mim. Acho que como toda noiva eu nao quero errar na minha escolha

Unknown disse...

Olá, estou programando casar em novembro deste ano, mais estou com um problemão, temos entre amigos e familiares mais ou menos 300 pessoas para convidar, e meu orçamento está enxuto, gostaria de dicas, pra saber o que fazer, se fazer de dia, fica mais barato, mais sem muito brilho e anoite ficaria um absurdo de caro, acho que não teria condições, pode me ajudar?

Unknown disse...

Bom dia!!!!

Me tirem uma duvida por favor: gostaria dxe me casar as 11h da manhâ, mas gostaria de casar na igreja e fazer um almoço depois em um sitio.Isso é errado?Deve-se fazer tudo em um sitio a cerimonia religiosa + a recepção?

Obrigada...adorei o site!

Shimene Fuganti disse...

Olá!
Quero me casar no Domingo ás 9hrs da manhã, porem minhas madrinhas nao estao gostando da idéia.
Acha muito cedo??