31 de ago. de 2006

O noivado



Quando um casal está namorando e sente que chega a hora de firmar um compromisso diante dos familiares e amigos, costuma-se fazer o noivado.
O noivado varia de costume dos povos ou religiões e também da região em que a pessoa mora.
Tem pessoas que gostam de fazer algo bem íntimo, no máximo um jantar para os pais, aonde troca as alianças. Outras querem aproveitar para festejar e oferecem uma festinha ou um churrasco para parentes e amigos. O importante mesmo, é o casal ter certeza que esse passo é importante e realmente é o que querem.
Meu noivado aconteceu após 10 anos de namoro, na verdade foi agendado para um dia após data que comemoramos 10 anos.
Como somos católicos, convidamos alguns parentes para participarem de uma missa de ação de graças para abençoar nosso noivado. Na própria igreja trocamos as alianças como manda a tradição. Alianças de ouro dourado. Minha mãe colocou a aliança no dedo anelar da mão direita do meu noivo e o pai dele colocou a aliança no meu dedo anelar.
O cônego abençoou e seguimos para uma pequena comemoração em minha casa. São normais as noivas receberem a família do noivo na casa dos pais nesse tipo de noivado.
Preparei alguns quitutes salgados, um bolo lindo em formato de dois corações e lembrancinhas que eram bombons de chocolates em forma de coração. Decorei tudo com rosas vermelhas.
Daí em diante, assumimos o compromisso de nos organizar para nosso casamento.
O importante, é que nossas famílias ficaram cientes do nosso compromisso, recebemos as bênçãos de Deus e tínhamos certeza do que estávamos fazendo.
Sobre a data, escolhemos um dia após nosso aniversário de namoro, por ser um sábado, mas procuramos manter o mesmo mês. O mês de maio!

Sugestão para cardápio de uma pequena recepção feita em casa:

Tipo Coquetel
Bebidas: Água com ou sem gás, refrigerantes normais e dietéticos, cervejas com e sem álcool, vinho e champagne para brinde.
Comidas: Salgados - Salgadinhos e canapés de diversos tipos, lanchinhos e bolo salgado. Doces – Bolo dos noivos, trufas ou mousses e bombons para lembrancinhas.
Decoração: Toalha, guardanapos e prataria do gosto do casal e flores.

Tipo Jantar
Bebidas: Água com ou sem gás, refrigerantes normais e dietéticos, suco de laranja, vinho e champagne para brinde.
Comida: Salgado - 1 tipo de carne vermelha, um tipo de carne branca assados de preferência, quatro tipos de guarnições, dois tipos de saladas. Doces - Bolo dos noivos, mousse ou pudim ou pavê e bombons para lembrancinhas.
Decoração: Toalha, guardanapos e prataria do gosto do casal e flores.

Tipo Churrasco
Bebidas: Água com ou sem gás, refrigerantes normais e dietéticos, chopp, e champagne para brinde.
Comida: Salgado - quatro tipos de carne vermelha, dois tipo de carne branca, dois tipos de embutidos, dois tipos de guarnições, dois tipos de saladas. Doces - Bolo dos noivos, frutas, sorvete e bombons para lembrancinhas.
Decoração: Toalha, guardanapos e prataria do gosto do casal e flores.

Desejo sorte, paz e muitas felicidades para todos os casais que pretendem ficar noivos ou estão e espero ter contribuído com uma idéia para o noivado de vocês.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as dicas!!!

Anônimo disse...

Gostei muito!! Veio de encontro ao que procurava. OBG.

Moda e Beleza disse...

estou muito ansiosa para meu almoço já q o jantar não poderá acontecer mais essas dicas foram muito uteis para mim !! Obrigado
Mayara Campo mourão ( PR)

Moda e Beleza disse...

muito Boas essas dicas !!!